A primeira consulta ao pediatra talvez seja a mais importante. Deve ser realizada entre o 7º e o 10º dia após o nascimento do bebê e não é aconselhável que seja adiada, pois isso pode colocar em risco a saúde do recém-nascido.

Por isso mesmo, é muito importante que já se tenha escolhido um pediatra antes mesmo do nascimento do bebê. Pode ser indicação da família, do plano de saúde, do obstetra ou até mesmo o “tio” que foi o seu pediatra na infância. Você deve se sentir confiante, à vontade e segura com o profissional escolhido, pois uma vidinha muito importante está envolvida nessa relação.

Por que ir ao pediatra uma semana após o nascimento?

Digamos que o seu bebê tenha nascido com 3kg e, na saída da maternidade ele esteja com 2,7kg. Essa perda de peso é natural nos primeiros dias de vida, devido à perda de líquidos do recém nascido. Porém até por volta do 10º dia deve ser verificado se o bebê já teve ganho de peso – o ideal é que tenha atingido pelo menos o peso aproximado do nascimento. Isso mostra se o seu leite está alimentando o bebê ou não.

Note quanto tempo durou essa primeira visita – deve ser entre 1h / 1h30, pois nessa consulta o pediatra, além de examinar o bebê, deve conhecer melhor também a família e fazer uma entrevista com os pais, sobre seus hábitos e histórico de doenças, colhendo dados importantes para avaliar o bebê. É importante avisar o papai do bebê com antecedência para que possa se conciliar as agendas, pois é fundamental que esteja presente.

Além disso, o pediatra deve fazer uma série de exames na primeira consulta: apalpa o abdome do bebê para checar se órgãos estão com tamanho normal, faz testes de reflexo, mede o comprimento e cabeça do bebê, pesa, apalpa a moleira, observa se há algum problema de infecção, escuta os órgãos internos com estetoscópio, verifica o comprimento das pernas e se os pés se alinham, verifica os quadris sobre possíveis deslocamentos, coloca o bebê de bruços e apalpar a espinha dorsal para saber se as vértebras estão no lugar, ufa! E obviamente se forem gêmeos essa primeira consulta vai durar ainda mais, todos os bebês precisam ser minuciosamente examinados.

Deve-se informar ao pediatra de quanto em quanto tempo o bebê está mamando nesses primeiros dias, o quanto está dormindo e como ele tem interagido. Se o bebê estiver com peso abaixo do esperado durante a consulta, tome a iniciativa de pedir ao pediatra para observar a amamentação, se a pega do bebê está correta e se há algo na sua posição ou na do bebê a ser corrigida.

Nessa primeira consulta, talvez o pediatra também receite alguma vitamina e remedinho anti-cólica para o bebê, ou qualquer outra coisa de acordo com a necessidade identificada.

E como esse será um dos primeiros passeios do bebê, segue um checklist de tudo o que se deve levar na malinha de passeio:

- 4 fraldas – você não vai usar tudo isso, mas é bom estar prevenida;

- Pomada para assaduras;

- 1 embalagem de lencinhos umedecidos;

- 1 trocador de bolsa;

- 2 fraldinhas de boca ou mais;

- 1 troca de roupa;

- 1 casaquinho se o tempo estiver frio;

- 1 mantinha, de acordo com clima;

- Pads / protetores para as mamas;

- Se você ainda não se sentir a vontade amamentando em público, leve um copinho de leite ordenhado (ao ser acordado pelo pediatra, o bebê vai querer mamar);

- 1 fralda de pano para ser usada junto do trocador, para limpeza em caso de acidentes.

- Como toda mamãe de primeira viagem, você estará cheia de dúvidas! Anote em um bloquinho tudo o que quiser perguntar ao pediatra relativo aos cuidados com o bebê e leve com você esse checklist, mesmo que ache a pergunta boba – eu, por exemplo, não fazia idéia de como limpar o narizinho ou o que fazer quando o bebê engasgar.

Além disso, é muito importante levar os seguintes documentos para o pediatra:

- Alta do pediatra neonatal, entregue na maternidade, com as principais informações do bebê na data do nascimento (peso, altura, tipagem sanguínea, APGAR, semanas de gestação, etc) e peso e altura no momento da alta;

- Carteirinha de vacinação, já marcada com as vacinas tomadas na maternidade;

- Resultado do teste do pezinho – como em alguns casos é enviado pelo correio, talvez ainda não esteja com você na primeira consulta. Mostre ao pediatra assim que possível;

- Hemograma completo, também oferecido na maternidade.

Após a primeira consulta, para um acompanhamento saudável, o bebê deve visitar o pediatra uma vez por mês pelo menos até um ano de idade. Mas lembre-se, o pediatra é o médico, mas você é a mãe e responsável!

Anote sempre o peso e altura do bebê e peça ao médico para te mostrar como o crescimento de seu bebê está ocorrendo levando em consideração os padrões (ele deve te mostrar algo como o gráfico abaixo). Estando fora dos padrões, ele deve te orientar quanto a alimentação do bebê.

 

Boa consulta!

Postado porBaby à Porterem desenvolvimento, featured, pediatra, recém-nascido, saúde em abril 6th, 2011

Deixe o seu comentário


Copyright ©  2011-2013  Baby à Porter